Como se comportar durante uma entrevista de emprego

  1. quarta-feira, 30 de julho de 2014


Nos processos seletivos realizados nas empresas, geralmente são realizadas entrevistas, dinâmicas de grupo, provas e/ou testes com a finalidade de avaliar o perfil dos candidatos.

Em resumo, um empregador quer saber:

Quem é você?
O que você já fez?
O que sei fazer?
O que gosto de fazer?
Em que posso melhorar?
Por que você saiu do último emprego?
Por que você deveria ser contratado para esta vaga?

A entrevista

O selecionador está apenas interessado em saber como você pode beneficiar a empresa.
São feitas muitas perguntas e o candidato precisa estar preparado para respondê-la com total confiança, para assim fazer com que o entrevistador acredite nas respostas.

Antes de ir para entrevista, o candidato deve se preparar.

Seguem algumas dicas:

• Procure conhecer a empresa antes da entrevista
• Nunca se atrase e nem chegue muito antes do horário marcado
• Boa apresentação (boa higiene, cabelos e barbas feitos unhas cortadas e limpas) roupas discretas (mulheres sem decote e homens sem boné) jamais use óculos escuro
• Fale com clareza e seja objetivo
• Evite vícios de linguagem e erros de português e nunca use gírias
• Não fale mal de seus patrões e empresas anteriores
• Esteja preparado para responder sua pretensão salarial, horário de trabalho, disponibilidade de mudar de cidade, etc.
• Procure enfatizar além dos cargos ocupados, as contribuições que você trouxe para a empresa
• Evite dar respostas curtas (ex. sim, não e é)
• Não faça piadas, mastigue chicletes ou balas e não fume
• Não minta
• Não leve outra pessoa com você
• Cuide do seu hálito
• Desligue o celular
• Não demonstre impaciência
• Não mexa nas coisas do entrevistador e nem crie intimidade com o mesmo.
• Contato visual: Seja firme, olhe nos olhos
• Atitude (não mascar chicletes, não usar boné, seja simpático, tanto com o porteiro, quanto com o selecionador
• Tom de voz (não fale muito alto nem muito baixo)
• Conhecer seu currículo (leia-o)

O que esperar de uma entrevista?

O que o empregador espera:

Confirmar os dados já apresentados no currículo
Recolher outras informações
Verificar o perfil do candidato.
O que o entrevistado pretende:
Demonstrar as suas competências e capacidades
Convencer o empregador
Verificar se a vaga corresponde àquilo que esperava.

Perguntas frequentes nas entrevistas:

• Fale sobre você (responda apenas o que for perguntado)
• Quanto quer ganhar?
• Por que deixou o último emprego?
• Quais são seus objetivos?
• O que você procura num emprego?
• Por que acha que devemos contratá-lo?
• Diga seus pontos fortes e seus pontos fracos.
• Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar?
• O que você pode contribuir para nossa empresa?

Dinâmica de grupo:

• Usada para identificar certas características das pessoas e como se relacionam com os outros
• O que será analisado pelo selecionador é, o seu comportamento e posicionamento diante de uma situação teste
• Não desanime! Não é porque você cometeu um erro que você não pode consertá-lo durante o processo.

Competências geralmente analisadas na dinâmica de grupo:

• Iniciativa (evite falar em excesso ou impedir que os outros participem)
• Determinação
• Trabalho em equipe.
Preste atenção nas instruções do selecionador
Seja natural, interaja e seja o mais participativo possível
Não tente impor seu ponto de vista
Procure não ofuscar os outros membros da equipe
Tome cuidado com as gírias e os erros de português
Administre o tempo de cada atividade.
Tipos de dinâmica
• Atividades lúdicas: servem para descontrair e deixar os candidatos se comportarem da forma mais natural possível
• Perguntas do tipo "Que animal (sorvete, cidade, objeto) você gostaria de ser?" ou "Em que ano preferia ter nascido?" têm como objetivo avaliar a criatividade, a originalidade, a velocidade de raciocínio dos candidatos e para revelar a forma como o profissional se vê
• Como garantir a sobrevivência do grupo após um naufrágio? O que levar em uma expedição ao deserto do Saara? Nesse tipo de atividade, não existe resposta certa ou errada. A prova avalia bom poder de argumentação, a coerência e a capacidade de estratégia do profissional
• Provas situacionais são bastante comuns em dinâmicas de grupo. Resumem-se a simulações de situações de trabalho, o mais próximas possível do real. O objetivo é analisar de que forma os candidatos exerceriam funções específicas do cargo pretendido. Podem ser aplicadas individual ou coletivamente.

Fonte:prefeituradesaopaulo.gov.br