Candidato Empresa

Como sua rede e relacionamentos ajuda a conquistar emprego(networking)

  1. quinta-feira, 2 de outubro de 2008
 

Construir uma boa rede de relacionamentos pode ser grande passo na conquista do emprego

Todo mundo na vida já ouviu falar que, para se ter um bom emprego, é importante ter QI, de “Quem Indicou”. No universo do Recursos Humanos, essa expressão é conhecida por uma palavrinha americana: networking, que nada mais é do que ter uma rede de contatos que permita estabelecer uma relação puramente profissional e da qual se possa obter frutos.
Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, ter um bom networking é mais do que necessário. “Quanto mais saturada for a profissão, mais os contatos serão importantes. Por exemplo, nas carreiras de Direito e Jornalismo, praticamente todas as vagas são preenchidas por indicação direta, já que o número de formandos é muito maior do que o número de vagas”, explica Max Geringher, consultor e comentarista da Rádio CBN, além de colunista do programa “Fantástico”, da TV Globo.
Pode parecer injusto, mas, segundo Geringher, em uma entrevista de trabalho leva mais vantagem o candidato que conhece quem possa abrir a porta do local de trabalho para ele, do que aquele que mandou um bom currículo, mas não conhece ninguém que possa ajudá-lo. “São os contatos que garantem a possibilidade de uma boa entrevista. Mas, se os dois candidatos (um que tenha um bom contato e outro que não) chegarem à entrevista, aí o melhor currículo se transformará numa grande vantagem”, frisa.

O começo
Mas como aquela pessoa que está entrando no mercado de trabalho pode montar uma boa rede de contatos? O próprio banco da universidade, segundo Geringher, é um bom começo, ou antes disso. “Eu consegui meu primeiro emprego através da indicação de uma pessoa que conheci quando cursava o segundo grau”, lembra o consultor.
Por isso, ser bom aluno e ganhar a simpatia dos professores, “que geralmente são pessoas bem relacionadas”, fazer cursos de curta duração, “dos quais participem profissionais de Recursos Humanos, também é um caminho precioso”, aconselha.
No entanto, não é por que se tem um bom contato que se deve abandonar os estudos e deixar de incrementar o currículo, de acordo com o consultor. "Estudar e se aperfeiçoar é importante, sempre", alerta.
 
Dicas
O que não é networking
- Networking não é amizade, é uma relação puramente profissional
- Encher a caixa de e-mails de pessoas importantes que você descobriu as posições dentro de uma empresa, com as quais não existe nenhum tipo de relação, além de não ser networking, é extremamente deselegante.

O que é networking
 - É conhecimento mútuo e pode ser iniciado por colegas de escola. “Um aluno cujo pai é diretor de uma empresa pode estabelecer um contato vital", afirma Geringher.
 - Construir um networking leva tempo. Não se deve conhecer a pessoa e já ir entregando o currículo, pois isso soa inconveniente. É preciso, antes de tudo, ter paciência.

Created by fabio
 Fonte:Meusalário.org.br
Banner