Todo mundo na vida já ouviu falar que, para se ter um bom emprego, é
importante ter QI, de “Quem Indicou”. No universo do Recursos Humanos,
essa expressão é conhecida por uma palavrinha americana: networking, que
nada mais é do que ter uma rede de contatos que permita estabelecer uma
relação puramente profissional e da qual se possa obter frutos.
Com o
mercado de trabalho cada vez mais acirrado, ter um bom networking é
mais do que necessário. “Quanto mais saturada for a profissão, mais os
contatos serão importantes. Por exemplo, nas carreiras de Direito e
Jornalismo, praticamente todas as vagas são preenchidas por indicação
direta, já que o número de formandos é muito maior do que o número de
vagas”, explica Max Geringher, consultor e comentarista da Rádio CBN,
além de colunista do programa “Fantástico”, da TV Globo.
Pode parecer
injusto, mas, segundo Geringher, em uma entrevista de trabalho leva
mais vantagem o candidato que conhece quem possa abrir a porta do local
de trabalho para ele, do que aquele que mandou um bom currículo, mas não
conhece ninguém que possa ajudá-lo. “São os contatos que garantem a
possibilidade de uma boa entrevista. Mas, se os dois candidatos (um que
tenha um bom contato e outro que não) chegarem à entrevista, aí o melhor
currículo se transformará numa grande vantagem”, frisa.
O começo
Mas como aquela pessoa que está entrando no
mercado de trabalho pode montar uma boa rede de contatos? O próprio
banco da universidade, segundo Geringher, é um bom começo, ou antes
disso. “Eu consegui meu primeiro emprego através da indicação de uma
pessoa que conheci quando cursava o segundo grau”, lembra o consultor.
Por
isso, ser bom aluno e ganhar a simpatia dos professores, “que
geralmente são pessoas bem relacionadas”, fazer cursos de curta duração,
“dos quais participem profissionais de Recursos Humanos, também é um
caminho precioso”, aconselha.
No entanto, não é por que se tem um bom
contato que se deve abandonar os estudos e deixar de incrementar o
currículo, de acordo com o consultor. "Estudar e se aperfeiçoar é
importante, sempre", alerta.
 
Dicas
O que não é networking
- Networking não é amizade, é uma relação puramente profissional
-
Encher a caixa de e-mails de pessoas importantes que você descobriu as
posições dentro de uma empresa, com as quais não existe nenhum tipo de
relação, além de não ser networking, é extremamente deselegante.
O que é networking
 - É conhecimento mútuo e pode ser
iniciado por colegas de escola. “Um aluno cujo pai é diretor de uma
empresa pode estabelecer um contato vital", afirma Geringher.
 -
Construir um networking leva tempo. Não se deve conhecer a pessoa e já
ir entregando o currículo, pois isso soa inconveniente. É preciso, antes
de tudo, ter paciência.