Na estrutura ou divisões, deverá constar:
Dados pessoais: nome, endereço completo, telefone, estado civil, nacionalidade e idade.
Objetivo: cargo ou área pretendida.
Resumo das qualificações: descrever as atividades ou processo nas quais trabalhou, quantificando as realizações profissionais.
Formação acadêmica: curso nome da instituição de ensino, definir se está cursando ou se é formado, colocar período que está cursando ou ano de conclusão do curso.
Idiomas: língua, nível e tempo de domínio, nome da escola. Nesta oportunidade pode ser salientada as viagens ao exterior.
Cursos extracurriculares: nome do curso, instituição, período ou carga horária.
Neste tópico é importante que o candidato transmita seu grau de atualização, e o investimento pessoal em sua carreira, pois, atualmente, as empresas procuram profissionais que continuamente estão se reciclando.
Sugerimos também apresentar cursos de aperfeiçoamento, palestras congressos e seminários.
Histórico profissional: deverá ser relacionado os mais importantes ou os três últimos empregos. Apresentando em primeiro plano o ultimo emprego ou atual para o mais antigo.
Deverá constar também o cargo inicial e ultimo, pois é possível acompanhar a ascensão e desenvolvimento profissional.
A qualidade da impressão e do papel são pontos importantíssimos na venda da primeira imagem, pois mostra a sua apresentação. O tipo de papel deve ser o melhor possível, e deve ser compatível com o tipo de impressão.
É aconselhável enviar somente original, porém, se não for possível, você deverá tomar alguns cuidados básicos com relação à cópia:
:: Deverá estar bem legível, nunca com letras apagadas ou mesmo claras demais, o que dificulta a leitura;
:: Não pode ser manchada ou borrada;
:: Nunca utilizar xerox que tenha material com cheiro forte ou desagradável;
:: Ter a certeza que o "toner" não se apaga.
A impressão a laser transmite excelente qualidade. A diagramação deve ser agradável e com equilíbrio no tamanho das letras e no negrito. Devemos considerar.
:: Margem para arquivamento;
:: Comunicação visual (sem excessos);
:: Tamanho da letra (utilizar dois tipos de letras);
:: Negrito (somente nos dados muito importante)
:: caixa alta - maiúsculas (somente nos tópicos).
A experiência nos ensina que somente o candidato é quem deve fazer sua opção de escolha de cargo e área de atuação. Caso você tenha dúvida neste aspecto, procure orientação vocacional e profissional.
Colaboram neste trabalho os seguintes profissionais:
Giovana Aparecida Ganéo, José Paulo Mazocolo e Márcia Eliane Sniesko