Candidato Empresa

O Sujeito do Futuro

  1. segunda-feira, 14 de março de 2011
As introduções de novas tecnologias e as acirradas competições do mercado globalizado provocam mudanças nas habilidades e competências requeridas no trabalho, em casa e em todas as atividades do ser humano. Empresas de tecnologia avançadas identificam-se com unidades produtivas empenhadas no desenvolvimento de projetos de novos produtos ou processos baseados na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e na utilização de técnicas modernas e sofisticadas.

Os novos perfis de educação e trabalho privilegiam, além da capacitação técnica, o desenvolvimento de qualidades pessoais, que são indispensáveis para que as pessoas enfrentem novos desafios.

O perfil do profissional do futuro se baseia na promoção de atributos pessoais juntamente com desenvolvimento de habilidades técnicas. São atributos pessoais as atitudes (cooperação, empatia e iniciativa) ou habilidades intelectuais complexas (capacidade de planejamento e resolução de problemas). Tais atributos são desenvolvidos na aplicação de quaisquer disciplinas ou ocupação que se reconheça o sujeito como indivíduo (atenção, auto- suficiência, determinação) ou enquanto participante de um grupo (integração, liderança e receptividade).

As qualificações-chave são conjuntos de qualidade pessoais que os profissionais devem deter para enfrentar futuras alterações tanto no conteúdo de seu trabalho quanto em seu perfil de desempenho. As qualificações são essenciais para a pronta adaptação do trabalhador às mudanças, que ocorrem de forma permanente, que sejam:

1. Organização e execução do trabalho - auto-suficiência, capacidade de auto-avaliação, capacidade de planejamento, coordenação, determinação, precisão, racionalização e zelo

2. Comunicação interpessoal - cooperação, empatia, imparcialidade, integração, liderança emergencial, manutenção do diálogo, objetividade da argumentação, participação e receptividade

3. Autodesenvolvimento - capacidade de pesquisa, capacidade de resolução de problemas, capacidade de transferência, expressão oral e escrita, generalização, leitura e interpretação de desenhos e gráficos, leitura de interpretação de textos, prontidão para aprender e utilização de técnicas de aprendizagem

4. Autonomia e responsabilidade - consciência de qualidade, consciência de segurança, disciplina, envolvimento, iniciativa, julgamento e reconhecimento das próprias limitações

5. Resistência à pressão - atenção, capacidade de concentração, compensação de posturas físicas, flexibilidade, perseverança e prontidão para servir.

Se, por um lado, as tecnologias da informática e da automação vêm reduzindo esforços e o tédio inerente a muitas ocupações, por outro, exige que o trabalho se torne cada vez mais complexo e exigente no que diz respeito às atividades mentais.

Tudo se transforma a cada instante. Essa é uma característica do fluxo de vida. A capacidade de perceber mudanças e adaptar-se ao novo é a melhor forma de ser manter integrado, buscando a própria inserção em redes de processos, pessoas e objetivos.

O ser humano possui diversas esferas de manifestação: corporal, energética, emocional, intelectual, social, cultural, planetária e cósmica. Todas as esferas então sobrepostas e não podem ser isoladas umas das outras. Os problemas nos acompanham onde quer que se vá e, às vezes, são ignorados por não se saber lidar com eles.

É preciso entender e potencializar as várias inteligências do ser humano. É a capacidade de desenvolvimento e aplicação das diversas potencialidades individuais que a sociedade exige do profissional do futuro.



Fabio Moraes